terça-feira, 16 de junho de 2009

FCMC premia vencedores do Salão de Fotografia

Por Christhian Sousa

Na noite da última segunda-feira a Fundação Cultural Monsenhor Chaves entregou os prêmios dos vencedores do 15º Salão de Fotografia de Teresina. Nesta edição, o Salão contou com 86 fotógrafos inscritos e com 572 fotos disputando o Prêmio Teresina. Segundo Cineas Santos, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, o nível dos trabalhos selecionados é bom e este concurso tem o aspecto positivo de estimular o olhar para aprender a ver.


As fotos foram julgadas por uma comissão composta pela Professora Doutora Jacqueline Dourado, o Fotógrafo Paulo Gutemberg, e a Fotógrafa Margareth Leite, que analisaram estética e técnica. Diante disso, foram selecionadas fotografias para comporem o Salão, sendo distribuídas três premiações e quatro menções honrosas.Os vencedores receberam prêmios em dinheiro de acordo com a categoria.

Os ganhadores das categorias fotografia colorida e fotografia preto e branco receberão R$ 1.500,00, cada. Já o vencedor do Prêmio José Medeiros receberá R$ 5 mil pelo ensaio composto por 15 fotos. O Salão tem como objetivo incentivra a arte fotográfica, descobrir valores e ampliar o acervo fotográfico do município de Teresina. A exposição, com 100 fotografias selecionadas, fica na Casa da Cultura até o dia 17 de julho, aberta à visitação pública.

Veja lista dos vencedores no site da fundação.

Convenção discute novas leis tributárias

Por Leila Sousa

A segunda convenção das empresas de serviços contábeis do Piauí vai discutir as últimas resoluções e leis de tributos Federais implementados no Brasil.

O evento que acontece dia 19 de junho e tem como palco o Rio Poty Hotel, faz parte das comemorações dos 10 anos do sindicato das empresas de serviços contábeis e assessoramento do estado do Piauí- Sescon.

O principal tema da segunda convenção das empresas de serviços contábeis do Piauí, se refere aos principais avanços empreeendidos pelas empresas de serviços contábeis, como informa o Presidente do Sescon, José Raulino Filho. “O principal tema dessa convenção são os avanços das empresas de serviços contábeis e nesse momento atual iremos falar do simples nacional. As empresas de serviços contábeis são as únicas empresas de serviços de profissionais habilitados que foi possível aderir ao simples nacional”, declara o presidente.

Na oportunidade da comemoração dos 10 anos, o Sescon, vai homenagear personalidades nacionais e estaduais que contribuíram para o crescimento da entidade.

Servidores da Sefaz conhecem projeto de modernização

Por Christhian Sousa

Foi lançado hoje pela manhã o Programa de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Gestão Fiscal da Secretaria da Fazenda. O programa tem como meta a modernização da gestão fiscal do Estado no intuito de prover maior transparência e produtividade em todos os setores da Sefaz e também em alguns órgãos parceiros. O PRODAF vem sendo desenvolvido desde o segundo semestre de 2007 e tem como principal financiador o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

A previsão de funcionamento do projeto é para janeiro de 2010, após aprovação no Senado Federal e na Secretária de Assuntos Internacionais. Para a implantação do projeto serão investidos ao total 35 milhões de reais, destes 32 milhões liberados pelo BID e 3 milhões pelo Governo do Estado.

De acordo com o secretario da Fazenda, Antônio Neto, a implantação do PRODAF é um avanço na administração, uma vez que estará mais próxima do contribuinte. “Com o PRODAF a Sefaz terá um banco de dados mais completo e a população poderá contar com melhor atendimento, diminuição no tempo de abertura de empresas, disponibilização de maior número de serviços online, redução da quantidade de papéis exigidos às empresas, menor burocracia, dentre outras vantagens”, afirma.

Veja mais detalhes :

PI: vendas no comércio varejista crescem 9% em abril

Por Pollyanna Carvalho

O Piauí é o sétimo estado da Federação em volume de vendas do comércio varejista, no mês de abril, registrando um número de 9%, em relação à média nacional, que é 6,9%. O resultado foi divulgado nessa terça-feira (16), em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação ao mês de abril do ano passado, houve uma alta de 9%. No acumulado dos primeiros quatro meses de 2009, a alta foi de 6,3%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, no intervalo de abril de 2008 a abril de 2009, as vendas cresceram 7,4%.

Já a receita nominal registrou alta de 14,7% em de abril desse ano em relação ao mesmo período do ano passado. No acumulado dos primeiros quatro meses de 2009, o crescimento foi de 11,4%. O acumulado dos últimos 12 meses, até o mês de abril, a alta foi de 13,1%.

Para o vice-presidente do Sindicato dos Lojistas de Teresina (Sindlojas), Luís Antônio, isso se deve ao fato de a crise mundial não ter atingido o Piauí. “A crise não atingiu o Piauí mais fortemente, não houve desemprego. Por isso o estado apresentou esses números", disse.

Apada faz arraiá para alunos e família

Ascom

A APADA, Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos realiza hoje, 16, o arraiá de festa junina com os alunos da instituição. Pais, professores e estudantes da área de saúde irão participar do evento, que começa a partir das 14h30.


”A realização dessas atividades, como a quadrilha, colabora para a melhora da auto-estima, trabalha a coordenação motora além de fazer com que os alunos se sintam inseridos socialmente e a família possa acompanhar o processo” afirma Marielda Ribeiro, coordenadora pedagógica da instituição.


A APADA é uma instituição sem fins lucrativos que trabalha com pessoas que possuem deficiência auditiva e suas famílias. Hoje, são mais de 50 alunos quem recebem educação escolar, curso de informática e recreação através da APADA, que vive apenas de doações do governo e prefeitura, e esporádicas parcerias com instituições privadas.