quinta-feira, 2 de julho de 2009

Coordenadores de Transplantes recebem curso de capacitação

Por Leila Sousa

Tendo como objetivo detectar potenciais doadores de órgãos para transplantes, a Secretaria de Saúde do Estado, por meio da colaboração da associação brasileira de transplantes de órgãos, realiza o primeiro curso de formação de coordenadores hospitalares de transplantes.

Médicos, enfermeiros, assistentes sociais e acadêmicos que atuam em hospitais públicos e privados com mais de 80 leitos, formam o público alvo do curso, que acontece até o próximo sábado (04), no
Hemopi.

Segundo o secretário de saúde do estado, Assis Carvalho, a ação é muito importante para o estado. Por meio dessa iniciativa a estrutura da assistência hospitalar do estado deve ser melhorada. “A realização do curso foi feita através de um convênio firmado com o Hospital Sírio Libanês, onde ele se propôs a nos ajudar a estruturar a nossa Central de Transplantes. Nós aceitamos a proposta e agora eles estão capacitando o pessoal para a realização dos transplantes”, Declara.

Espetáculo infanto-juvenil no Teatro João Paulo II

Samara Costa

O Grupo de Teatro Mosay apresenta nesta sexta feira, dia 03 de julho, ás oito horas da noite o espetáculo infanto-juvenil "Quem Roubou o Bolo do Meu Parabéns?". O evento será no Teatro Municipal João Paulo II e a montagem é construída ao estilo do teatro do absurdo e apropriando-se ainda das formas animadas. Um desenho animado ao vivo.


A peça gira em torno de um adolescente que faz aniversário. A família prepara um grande bolo para o menino e o bolo desaparece. A confusão se estabelece para descobrir quem sumiu com o bolo do parabéns.


A linguagem teatral de "Quem Roubou o Bolo do Meu Parabéns?" trabalha com experiências revisitadas na comédia d'ellarte com características claunescas.


Com informações da Ascom da FCMC


Stephany agora no "Toda Sexta" de Adriane Galisteu

Por Christhian Sousa

Após participar de algumas edições do "Domingo Legal" e sair no Caldeirão do Huck, Stephany canta agora no "Toda Sexta" de Adriane Galisteu. Mas ela não cantará sozinha, Preta Gil lhe fará companhia. Preta vai cantar a nova música de trabalho, “Estereo”, e Stephany o hit que lhe deu fama "Cross Fox" um dos vídeos mais vistos no YouTube brasileiro. O "Toda Sexta" com Stephany vai ao ar amanhã a partir das 22h30.

Prefeitura retira obras do Salão de Humor do centro da cidade


Por Pollyanna Carvalho


Cerca de 90% das obras do Salão Internacional do Humor do Piauí foram retiradas na madrugada dessa quinta-feira (02) da Avenida Frei Serafim.

O presidente da Fundação Nacional de Humor, Albert Piauí, disse que a retirada foi feita pela prefeitura, por volta das 4h de hoje. “Esse é um ato tirano, que só ocorre nas piores ditaduras, não entendi porque eles fizeram isso”, disse.

Albert Piauí esclarece que antes do salão ter início, foi feita uma reunião com o prefeito da cidade para conversar sobre o evento e conseguir autorização para que as obras pudessem ser expostas em certos pontos da cidade.

“Durante essa reunião o prefeito autorizou a exposição. Eu recebi uma licença da prefeitura para fazer uso da Avenida Frei Serafim”, esclareceu.

O que desagradou a organização do evento, além da retirada, foi a forma como isso aconteceu. “Para manejar essas obras de arte tem que ser uma pessoa treinada e eles mandaram qualquer um pegá-las e jogá-las dentro de um caminhão”, reclamou Albert Piauí, acrescentando que as obras se encontram em agora em um depósito da prefeitura.

Conselho de Educação Fisica fiscaliza academias na capital

Por Leila Sousa

Uma ação conjunta entre Ministério Público Estadual do Piauí e o Conselho Regional de Educação Física , está promovendo fiscalizações nas academias que funcionam de forma irregular em Teresina.


As fiscalizações ocorrem semanalmente desde o final de 2007 . Do início dos trabalhos de fiscalização até agora, foi constatado um aumento do registro das academias junto ao conselho, que saltou de 14 estabelecimentos legais cadastrados para 102. Outros 31 estabelecimentos estão em processo de regularização.


Cerca de 40 academias ainda se mantem na irregularidade, por isso, as fiscalizações continuam. Segundo o Fiscal do Coselho, Charles Tenisson, as academias que não estiverem de acordo com as normas de bom funcionamento devem ser mutadas e fechadas."As fiscalizações acontecem não só em academias, como em todos os estabelecimentos que prestam serviços ligados a atividade fisica. As fiscalizações acontecem por meio de uma parceria com o Ministerio Público", Declara o Fiscal