sábado, 4 de julho de 2009

Concurso: mais de 3 mil vagas em instituições federais

O Ministério do Planejamento autorizou 1.740 vagas para professor da carreira de magistério superior e de 1.329 vagas de técnico administrativo em educação, por meio de portaria publicada no “Diário Oficial da União”. Dentre as vagas há possibilidade de algumas serem destinadas para o Piauí.

São 1.740 vagas para professor da carreira de magistério superior, 9 para técnico administrativo em educação ( nível superior - classe B), 27 para técnico administrativo em educação (nível médio - classe C), 768 para técnico administrativo em educação (nível médio - classe D) e 525 para técnico administrativo em educação (nível médio - classe E).

O preenchimento dos cargos deverá ser realizado a partir do mês de julho para os cargos de professor da carreira de magistério superior e, em setembro, para os cargos de técnico administrativo em educação. O ministro da educação fixará o quantitativo de vagas a ser destinado para cada Instituição Federal de Ensino Superior. Cada órgão é responsável pelo lançamento do próprio edital.

Fonte: G1
Edição: Samara Costa

FMS realiza cadastro de Hipertensos e Diabéticos

Por Leila Sousa

Sob responsabilidade da Fundação Municipal de Saúde e desenvolvido por todas as equipes do Programa Saúde da Família e demais serviços ambulatoriais, o cadastro tem como objetivo acompanhar de perto portadores de Hipertensão e Diabetes.

Atualmente estão cadastrados no sistema 42 mil Hipertensos e nove mil Diabéticos recebendo acompanhamento e os serviços oferecidos pela atenção básica.

A coordenadora do programa em Teresina, Edna Lima, diz que o objetivo do cadastro é facilitar o contato da Fundação Municipal de Saúde com pessoas que são portadoras de Hipertensão e Diabetes, para que assim o acompanhamento seja realizado com sucesso. “O objetivo é vincular essas pessoas ao programa para que dessa forma possamos ficar por dentro das dificuldades delas e possibilitar um tratamento mais eficaz”, informa.



A vinculação dos portadores de Hipertensão Arterial e de Diabetes ao programa significa acesso a todos os serviços gratuitos oferecidos pelo município, tais como acompanhamento das equipes da atenção básica, consultas médicas, exames laboratoriais, medicamentos, entre outros benefícios.