quarta-feira, 24 de junho de 2009

Vagas de estacionamento para idosos e deficientes são regularizadas na capital

Por Leila Sousa


Para atender a uma determinação do código nacional de trânsito, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito vai fazer o cadastro de idosos e deficientes físicos, que possuem vaga especial na zona verde.

Emitida sem nenhuma burocracia, a carteirinha especial, deve ser usada para a pessoa comprovar que tem direito à preferência pela vaga de estacionamento. Para adquirir o documento, o idoso ou deficiente deve comparecer à Strans, portando documento de identificação e documento que comprove a deficiência física. Segundo o diretor de Trânsito da Strans, Ricardo Freitas, a Strans vai fiscalizar os estacionamentos públicos com maior rigor a partir de agora. “ A pessoa que para na zona de idoso ou deficiente e não comprova que é um ou outro, ou seja, não tem aquela identificação será multada como estacionamento irregular”, declara o Diretor.


No Brasil, os espaços públicos de estacionamento devem oferecer 5% das vagas a idosos e 2% aos deficientes físicos.

Acontece hoje final do concurso de quadrilhas do Cidade Junina

Por Christhian Sousa

Acontece hoje, 24, no Iate Clube de Teresina a final do 15° FEstival Clube de Quadrilhas dando continuidade as apresentações das 8 quadrilhas finalistas da 5ª edição do Cidade Junina. O evento tem início às 19h.

As quadrilhas finalistas foram escolhidas durante os 4 dias de apresentação no Cidade Junina realizado no período de 17 a 20 de junho ao lado do Teresina Shopping. Com encanto e muito brilho, as quadrilhas se apresentam nesta quarta para os jurados e o público presente.

A vencedora ganha troféu e uma moto Hao Bao, além de se apresentar no próximo sábado (27) em Fortaleza, Ceará.
As quadrilhas colocadas em 2° e 3° lugar recebem troféus. Já a vencedora deve representar o Piauí no Concurso Regional de Quadrilhas promovido pela Rede Globo.

Veja as quadrilhas que participam da grande final hoje:
1º: SÃO JOÃO NAS ESTRELAS – MONSENHOR GIL 2º: GRUPO CULTURAL REI DO CANGAÇO – PARNAÍBA 3º: QUADRILHA CAJUEIRO – JOAQUIM PIRES 4º: GRUPO CULTURAL LUMIAR – PARNAÍBA 5º: ESTRELA Q’ BRILHA – DEMERVAL LOBÃO 6º: ASA BRANCA DO AGRESTE – TERESINA 7º: MEXEU MEXEU – LAGOA DO PIAUÍ 8º: QUADRILHA JUNINA LUA DE PRATA – DEMERVAL LOBÃO

Escolas deverão abordar história e cultura afro-brasileiras até 2010


Por Pollyanna Carvalho

“Essa lei é muito importante para fazer a sociedade conhecer a história e cultura afro-brasileiras. Com ela, a criança e os adolescentes vão saber da importância do negro para a história do país e quando chegarem à fase adulta, o preconceito não estará tão arraigado”. Essa é a opinião de Gilvano Quadros, do movimento Negro do Estado, sobre a lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da cultura e história afro-brasileiras, nas escolas de ensino fundamental e médio.

De acordo com Gilvano Quadros, a lei ainda não está sendo aplicada no Estado. “Por enquanto ainda não tem nenhuma escola no Piauí em que o ensino afro foi implantado, mas o movimento negro está lutando para que isso mude”, disse. O prazo final para que os estabelecimentos de ensino de nível médio e fundamental incluam o ensino afro na grade curricular é o ano de 2010.

Para Gilvano, quando começar a ser implantada, a lei contribuirá para que a história do povo negro seja reconhecida por toda a sociedade. “Seria bom que os livros didáticos retratassem essa história e não mais a deixassem de lado como acontece hoje, para que a história do Brasil seja mostrada com fidelidade.”, afirmou.

De acordo com o movimento negro do estado, os gestores ligados à educação no Piauí ainda não estão mobilizados no sentido de colocar a lei em prática. “Em outros estados a discussão já está bastante avançada, mas no Piauí ainda falta interesse dos gestores em relação ao assunto”, disse Giovano Quadros.