terça-feira, 23 de junho de 2009

Senador Alberto Silva afirma que PMDB apoia Mão Santa em 2010

Por Christhian Sousa

Mão Santa no senado é uma decisão certa para 2010 de acordo com Alberto Silva. Para o senador todos os deputados querem Marcelo Castro como candidato ao governo do Piauí e Mão Santa ao Senado. Mas Silva não esqueceu também de esclarecer que os mesmos deputados querem sua permanência como presidente do partido. As disputas eleitorais continuam acirradas para o próximo ano e nenhum nome ainda está precisamente definido pelo partido.

Obras da Transnordestina devem começar em Agosto


Por Leila Sousa
Transnordestina é o nome da futura ferrovia de cargas, com 1.728 quilômetros, que vai ligar a cidade de Eliseu Martins, no sertão do Piauí, aos portos de Suape (PE) e de Pecém (CE). Fruto de um doa maiores investimentos já feitos pelo programa de aceleração do crescimento- PAC - , a estrada de ferro será o marco da transformação socioeconômica do nordeste.

O processo de desapropriação das propriedades por onde a ferrovia vai passar está acontecendo de forma bem avançada. De acordo com o Secretário Estadual de Transportes, Luciano Paes Landim, o estado mais adiantado nas desapropriações é o Piauí, onde já tem 110 quilômetros desembaraçados, ou seja, mais de 25% da área já foi desapropriada.


A Transnordestina vai viabilizar a ampliação do potencial da região nordeste como pólo de exportação e alternativa de escoamento da produção agrícola do cerrado brasileiro. “ A Transnordestina é uma obra gigantesca cuja extensão no Piauí é enorme e vai gerar uma infinidade de riquezas”, informa o Secretário de Transportes.

Reflexões sobre a TV Pública brasileira


Samara Costa


Segundo Marini (2007), TV pública tem como objetivos ajudar na formação crítica do homem para o exercício da cidadania. A Televisão existe no Brasil desde a década de 1950 e foi na década de 1980, com a Constituição Brasileira de 1988, que tornou-se regulamentado o direito de existência da TV Pública no país. Em seu artigo 223, ela prevê que deve existir no Brasil três sistemas de televisão, o privado, o público e o estatal, observando que eles são complementares.


Deve-se estar atento ao fato de que TV pública deve ser diferente de TV estatal, pois essa última, como o próprio nome fala é do Estado e deve ser administrada e comandada por ele. Já a TV pública deve ter sua administração independente das vontades dos políticos. No Brasil é comum TV pública ser confundida com estatal, pois essas últimas dizem-se públicas sem o ser.


A maior desvantagem da TV pública brasileira é a falta de autonomia financeira, ela está longe de possuir a necessária independência financeira, a fim de cumprir efetivamente a missão de educar e dar ênfase às questões da cidadania.


O caráter participativo da TV pública deve sempre ser levado em consideração, para que a sua programação não seja manipulada. A TV Brasil (primeira TV pública brasileira), antes mesmo de começar a funcionar sofreu muitas críticas, pois muitos acreditam na manipulação por parte do governo.