terça-feira, 23 de junho de 2009

Obras da Transnordestina devem começar em Agosto


Por Leila Sousa
Transnordestina é o nome da futura ferrovia de cargas, com 1.728 quilômetros, que vai ligar a cidade de Eliseu Martins, no sertão do Piauí, aos portos de Suape (PE) e de Pecém (CE). Fruto de um doa maiores investimentos já feitos pelo programa de aceleração do crescimento- PAC - , a estrada de ferro será o marco da transformação socioeconômica do nordeste.

O processo de desapropriação das propriedades por onde a ferrovia vai passar está acontecendo de forma bem avançada. De acordo com o Secretário Estadual de Transportes, Luciano Paes Landim, o estado mais adiantado nas desapropriações é o Piauí, onde já tem 110 quilômetros desembaraçados, ou seja, mais de 25% da área já foi desapropriada.


A Transnordestina vai viabilizar a ampliação do potencial da região nordeste como pólo de exportação e alternativa de escoamento da produção agrícola do cerrado brasileiro. “ A Transnordestina é uma obra gigantesca cuja extensão no Piauí é enorme e vai gerar uma infinidade de riquezas”, informa o Secretário de Transportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário