terça-feira, 23 de junho de 2009

Reflexões sobre a TV Pública brasileira


Samara Costa


Segundo Marini (2007), TV pública tem como objetivos ajudar na formação crítica do homem para o exercício da cidadania. A Televisão existe no Brasil desde a década de 1950 e foi na década de 1980, com a Constituição Brasileira de 1988, que tornou-se regulamentado o direito de existência da TV Pública no país. Em seu artigo 223, ela prevê que deve existir no Brasil três sistemas de televisão, o privado, o público e o estatal, observando que eles são complementares.


Deve-se estar atento ao fato de que TV pública deve ser diferente de TV estatal, pois essa última, como o próprio nome fala é do Estado e deve ser administrada e comandada por ele. Já a TV pública deve ter sua administração independente das vontades dos políticos. No Brasil é comum TV pública ser confundida com estatal, pois essas últimas dizem-se públicas sem o ser.


A maior desvantagem da TV pública brasileira é a falta de autonomia financeira, ela está longe de possuir a necessária independência financeira, a fim de cumprir efetivamente a missão de educar e dar ênfase às questões da cidadania.


O caráter participativo da TV pública deve sempre ser levado em consideração, para que a sua programação não seja manipulada. A TV Brasil (primeira TV pública brasileira), antes mesmo de começar a funcionar sofreu muitas críticas, pois muitos acreditam na manipulação por parte do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário